Intérpretes e compositores mortos vão ganhar uma homenagem no Dia de Finados, quinta (02/11), no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, na Zona Portuária. Músicos vão se apresentar durante a parte da manhã e, no repertório, canções dos MCs Marcinho e Sapão, Moraes Moreira, Paulo Debetio, Bibi Ferreira e Nelson Sargento, cujas urnas cremação permanecem na Penitência, assim como aqueles que foram velados ou sepultados.
As visitações vão das 7h às 17h, com uma equipe de cerimonialistas e consultores à disposição. Além da música, o cardeal Dom Orani Tempesta vai dar sua bênção às 9h30, e duas missas serão celebradas pelo padre Pedro Paulo Alves dos Santos (às 8h e 11h), na capela histórica, de 1905.
Terá ainda festival de pipas e homenagem a personalidades que já partiram. A palavra “Paz” estará nas pipas, e serão distribuídas outras 100 pipas brancas. A ideia é que as pessoas escrevam mensagens aos seus parentes e, com a ajuda dos pipeiros, possam colocar no ar a sua homenagem. “A pipa é uma cultura popular que nos remete à ligação entre o Céu e a Terra. Em Finados, fazemos essa conexão com maior intensidade e emoção”, diz Karla Monielly Belchior, CEO do cemitério.