A Amélie Creperie, na Gávea, será o primeiro bistrô carioca com clube de leitura, a partir da próxima quarta (08/11). Mas como surgiu a ideia? Depois de 15 anos de São Paulo, a escritora e mediadora carioca da gema Raquel Oguri percebeu um movimento intenso de pessoas nos teatros e na livraria do shopping da Gávea. Ela já fazia mediação em eventos em livrarias, centros culturais e bibliotecas na capital paulista, mas queria algo novo por aqui, segundo ela, “com a cara do carioca”.
Procurou Sálua Bueno, dona do bistrô, inaugurado em 2014, e tudo se encaixou. “O morador da Zona Sul adora gastronomia, cultura e novidades. A ideia é que o leitor tenha uma experiência única: o prazer da literatura e da gastronomia. Os temas serão variados, com autores brasileiros e estrangeiros clássicos, contemporâneos e grandes pensadores atuais”, diz Raquel.
O texto principal da inauguração do clube é “Ruído de passos”, de Clarice Lispector, “um conto leve e cheio de humor. O tom talvez surpreenda os leitores, mas há, também, o inescapável sentimento de vertigem clariceano, além da graça e a elegância da autora para falar sobre sexualidade e maturidade!”, avisa ela.
Raquel é coautora do livro “A cara do Rio”, em parceria com o empresário Ricardo Amaral, e do “Manual de Sobrevivência em São Paulo – um guia para cariocas e simpatizantes”, entre outros, e pretende ampliar o projeto para as outras casas do grupo, como o Juliette Bistrô, do Rio Design Leblon. Inscrições no (11) 9 8315- 9956 (Raquel Oguri) ou direct no perfil @metodolitness.