Como costumamos dizer, arquiteto carioca não morre de tédio: nessa terça (24/10), José Marinho levou convidados para visitar seu ambiente na mostra “Casa Design Rio”, o espaço “Duo Linear”, na Barra.
Ele transformou dois apartamentos em um de 64 metros quadrados, no 34º andar do prédio Torre H, que tem formato circular, com 120 metros de altura, projetado por Oscar Niemeyer na década de 1970; depois de 40 anos, as obras foram retomadas pela incorporadora Capital 1. Antes de se tornar o “Niemeyer 360° Residences” (in english porque é Barra, né?), com 448 pequenos apartamentos e previsão de entrega no fim de 2025, acontece até 10 de dezembro a “Casa Design”, com 35 ambientes de 34 metros quadrados, em cinco pavimentos: térreo, 34ª, 35º, 37º e o terraço, ooops, na Barra é rooftop, no 38º.
Antonio Carlos Osorio, sócio da Capital 1, fez questão de buscar o maior conhecedor da arquitetura de Oscar para a complementação do projeto, seu bisneto, Paulo Sérgio Niemeyer, que assina a área de lazer e a modernização da fachada: “A sofisticação da fachada das Torres era uma vontade do meu bisavô”, disse ele.
Já o apê de Marinho é minimalista, com tons suaves, com destaque para o papel de parede em três painéis, que reproduz a tela “As flores à beira do tempo”, assinada pela artista plástica Ana Durães, que foi homenageada. “Pensei num espaço aconchegante e elegante, mas sem que a elegância intimidasse os ocupantes. Durante todo o tempo, me imaginei morando nesse espaço e pensei numa moldura dessa vista naturalmente linda”, diz Marinho — a vista é para a Pedra da Gávea, o mar e a Lagoa da Tijuca. Que tal?