Organização financeira não é para gastar menos, é para gastar melhor!!
Muitas vezes, as pessoas acham que, ao começar a se organizar financeiramente, elas vão ter que gastar menos, privar-se muito! Dessa forma, algumas resistem a começar a cuidar das finanças porque não querem nenhum tipo de restrição. Elas não querem diminuir o seu consumo, preferem o status quo, acreditando que o controle das finanças as deixará menos satisfeitas.
Contudo, o que elas não sabem é que, se deixarem de gastar em coisas supérfluas e passarem a direcionar seus recursos para o que importa, ficarão muito mais felizes, pois conseguirão alcançar os seus objetivos mais rapidamente. A verdade é que elas passam a gastar melhor e começam a focar no que realmente importa em suas vidas!
A organização financeira fará com que elas descubram os seus ralos, ou seja, onde estão gastando dinheiro sem necessidade. Deixar de gastar em coisas que não são importantes não vai gerar um desconforto; pelo contrário, gera uma sensação de liberdade, de leveza.
Observo que muita gente acha que, gastando muito, ficará mais feliz, porém, como se preocupam com o futuro e com as dívidas, esse gasto desenfreado gera mais culpa e preocupação do que prazer.
Quando as pessoas se organizam, aquele desconforto de não saber como será o dia de amanhã será minimizado, pois a organização as ajudará a tomar decisões mais bem informadas e de forma mais consciente. Elas passam a ter a rédea de suas finanças nas mãos, sentindo-se mais seguras.
Posso observar isso sempre que converso com meus clientes sobre como se sentem depois de um processo de planejamento financeiro… Quase a totalidade dos casos respondem muito positivamente.
Portanto, ao se organizarem, as pessoas ficarão mais tranquilas no futuro, já que terão recursos para complementar sua aposentadoria e, também, ficarão mais despreocupadas no presente, sabendo que o futuro estará garantido!
E então? Aproveitando que estamos no início do ano, o que você acha de começar a se organizar financeiramente, agora mesmo?