A Liesa divulgou as justificativas dos jurados, nesta sexta (24/02), aquelas descrições que sempre causam polêmicas se uma escola tem pontuação abaixo das expectativas.
No entanto, um quesito chamou atenção dos analistas: a bateria. Das 12 escolas, 10 tiveram nota máxima dos quatro jurados, sendo a nota menor descartada. Uma delas, a percussionista Mila Schiavo (carioca formada pela Berklee College os Music, em Boston, e que já trabalhou com os Titãs, David Byrne, Howard Levy, Barão Vermelho, Virgínia Rodrigues, Caetano Veloso etc) deu 10 em todas do Grupo Especial — gabaritou!
Mesmo com o festival de 10, ela observou: “O julgador acredita que o manual de bateria deveria ser revisto, de forma a trazer novos desafios a todos os participantes”. No manual do julgador, entre os itens, estão a manutenção regular e a sustentação da cadência da bateria em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos e a criatividade e a versatilidade da bateria.