A fiscalização da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) quanto ao loteamento de barraqueiros e quiosques nas praias, tem funcionado. Nesse fim de semana, por exemplo, com blocos brotando em cada esquina, foram 20 pontos fiscalizados e apenas três quiosques multados por este motivo. No fim de semana passado, foram 21 autuações por privatização da areia, mas pode ser culpa do tempo, que ficou mais instável. Aguardemos os próximos capítulos.
Agora, também estão na mira da secretaria os bares — foram multados sete de nove fiscalizados em Botafogo, nesse domingo (12/02), num total de R$15 mil. Eles estavam com mesas e cadeiras nas calçadas, sem permissão. Um bar tinha autorização, mas usou um espaço maior que o permitido, além de outros estarem funcionando em desacordo com o Alvará.
“O trabalho da Seop envolve diversas áreas da cidade e é muito complexo. Tivemos blocos em todo canto, e somos responsáveis pela fiscalização do comércio ambulante, além de acompanhar o término e itinerário combinados. Fazemos também fiscalização de estacionamento irregular, averiguação do volume dos sons, evitando perturbação do sossego. Também estivemos no entorno do Sambódromo, com os ensaios técnicos. Tivemos um final de semana de muito trabalho, mas a cidade respondeu bem”, disse Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública.