Se o povo é mal educado e deixa lixo por onde passa, só existe uma saída: o exemplo. Neste sábado (28/01), a partir das 8h, o Núcleo de Educação Ambiental da Prainha e a Associação de Surfistas e Amigos da Prainha, no Recreio, fazem o 2º evento da fase piloto do programa Bandeira Azul (praias que têm certificação internacional de qualidade), o “Sua praia seu ambiente” e a tradicional limpeza das areias.
No início de janeiro, o Centro de Educação Ambiental (CEA), da Prefeitura, começou as atividades ambientais na Prainha, Reserva, Grumari e Recreio (nessa, um evento ilegal deixou um rastro de destruição e 68 toneladas de lixo).
Além da “Operação Verão” de limpeza, estão na programação aula de ioga, apresentação do projeto Bandeira Azul, café da manhã com sorteio de brindes. Como a 1ª edição foi um sucesso, agora é preciso fazer inscrição aqui.
Enquanto isso, a exemplo de praias lotadas nos últimos fins de semana, a Comlurb intensificou a campanha para descarte correto de lixo na orla, da ZS a ZO, distribuindo sacolinhas plásticas aos banhistas e ampliando o número de contêineres. Além disso, o grupo Chegando de Surpresa, formado por garis, faz apresentações diárias para conscientizar a população. No feriado de São Sebastião, foram 640,4 toneladas de detritos, o dobro do registrado nos fins de semana de verão.