Marieta Severo é a primeira entrevistada de 2023 da série Depoimentos Cariocas, projeto do Arquivo Geral da Cidade, que registra memórias e reflexões sobre o Rio, que vai ao ar nesta terça (17/01), às 17h, no YouTube. Na conversa, ela responde a perguntas de convidados, como a atriz Sílvia Buarque, primeira filha com Chico Buarque; da cantora Bebel Gilberto e, na abertura, apresentação da historiadora Rosa Maria Araújo, presidente do Arquivo Geral. Marieta relembra a infância no Leblon, os espetáculos de balé a que assistia no Theatro Municipal, com a avó, e o Colégio Bennett, no Flamengo, onde fez as primeiras apresentações teatrais, antes do Tablado.
Também entram lembranças do ambiente cultural do Rio dos anos 1960, a censura e a repressão durante o regime militar (ela e Chico, seu marido à época, saíram do Brasil em 1969 e foram exilados na Itália por um ano), os 10 anos em que ficou sem atuar pelo contexto político; seu trabalho em “A Grande Família”, da Rede Globo, e o cotidiano no Teatro Poeira, onde é sócia da atriz Andréa Beltrão, que também enviou algumas perguntas.
A série começou em 2021, tendo como primeiro entrevistado o jornalista e escritor Zuenir Ventura. Desde então, já foram 28 horas gravadas: com Ruy Castro, Zezé Motta, Saturnino Braga, dentre outros.