Um dos lugares mais animados para assistir aos jogos nesta Copa do Mundo tem sido o Caminho Niemeyer, em Niterói, no evento “Energia para Torcer”, produção de Peck Mecenas. Em plena segunda (05/12), ficou lotado para Brasil 4 x 1 Coreia do Sul, elevando ainda mais o astral para os shows do Natiruts e Paralamas do Sucesso.
O prefeito Axel Grael esteve por lá, mas o motivo da visita vai além do evento: a família Grael tem laços fortíssimos com os integrantes do Paralamas. A relação começou na década de 1980, num alojamento da Universidade Rural (UFRRJ), quando Axel, o mais velho dos três irmãos da família mais tradicional do iatismo brasileiro (dos medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael), passou a dividir o espaço com dois estudantes – um tocava bateria, o outro, baixo; eram João Barone e Bi Ribeiro. Axel viu os amigos, junto com o vocalista Herbert Vianna, levarem a fita de “Vital e sua moto” para uma rádio carioca. O resto é história, e muita.
Na época do acidente de Lars, que perdeu a perna direita ao ser atropelado por uma lancha em Vitória, no Espírito Santo, em 1998, a banda entrou em contato para bancar o processo de recuperação e fez show com renda para o tratamento de Lars. Três anos depois, Herbert sofreu o acidente de ultraleve em Mangaratiba. Uma das fontes de inspiração do músico para reagir foi justamente Lars, que esteve no hospital para saber notícias do guitarrista assim que soube do acidente.
O próximo evento na cidade vizinha é nesta sexta (09/12), com abertura dos portões às 8h, jogo ao meio-dia e shows de Jota Quest e Biquini Cavadão.