Depois de meses de trabalho intenso, ouvidos atentos aos pedidos, milhares de fotos em seus tronos nos shoppings do Rio, visitas a empresas, escolas e uma noite inteira de entregas de presentes em festas particulares na noite de Natal, os Papais Noéis cariocas precisam descansar. Nessa segunda (26/12), aconteceu a tradicional confraternização de fim de ano da Escola de Papai Noel do Brasil, fundada há 30 anos pelo ator e produtor Limachem Cherem.
O evento “Barbas de Molho” juntou 30 velhinhos para a confraternização no restaurante Caçador, na Tijuca, com abraços e caminhada na Praça Afonso Pena, onde tiraram fotos e, depois, seguiram para o almoço família.
O momento mais esperado foi o corte das barbas, feito por Limachem, botando um ponto na temporada natalina. “Encerramos os trabalhos com a sensação de felicidade e dever cumprido. Agora vamos descansar, colocar as barbas de molho e voltar com tudo ano que vem”, diz Limachem.
O encontro teve até premiação, com a entrega do “Oscar Noel”, concurso criado pela Escola com votação pública para eleger os três barbudos mais encantadores entre 12: os escolhidos foram Joel Heredia (Shopping Via Brasil), Claudenir Carlos (Taquara Plaza Shopping) e Saymon Claus (Shopping Tijuca).
A Escola já formou gratuitamente mais de mil Papais Noéis, muitos deles aposentados ou desempregados, que aprendem tudo sobre o ofício, para ter uma renda extra na época do Natal, que pode chegar a R$ 15 mil por 40 dias de trabalho.