Depois de seis anos sem um levantamento do tipo, a Riotur e a Coordenadoria da Diversidade Sexual vão fazer 500 entrevistas durante a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, neste domingo (27/11), em Copacabana. Uma equipe de 20 pesquisadores e um supervisor estarão na área de concentração, no Posto 5, a partir das 10h, para conhecer o perfil dos frequentadores e perguntar sobre orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, renda familiar, local de origem, etc.
A parada, há dois anos sem acontecer, volta a toda, a partir das 15h, na orla de Copacabana, com segurança redobrada e toda infra dos agentes da Prefeitura. “Este ano conseguimos retomar a nossa campanha de prevenção durante o Carnaval e, ao longo do ano, viemos desenvolvendo vários projetos, como cursos profissionalizantes através de parcerias, formação educacional, campanhas de combate ao preconceito, entre outras ações”, diz Carlos Tufvesson, coordenador da Diversidade Sexual (CEDS).
Ao todo, serão 56 postos e, nas estações de metrô, o patrulhamento será feito pelas equipes do Grupamento de Operações com Cães, além de 56 viaturas, 225 pistolas de eletrochoque e 160 rádios para comunicação.