O otorrinolaringologista Jair de Castro, nome destacado e reconhecido em sua área, tomou posse na Academia Nacional de Medicina, nessa sexta-feira (11/11), na sede da ANM.
O médico, de clientela ampla e consultório lotado, em Ipanema, é o novo dono da cadeira 68. Além da capacidade profissional, Jair de Castro tem também um forte olhar social — não raro comenta-se sobre seus gestos solidários. Talvez seja essa uma das razões de tantos aplausos depois do seu discurso, quando disse em um trecho: “Estar na Academia Nacional de Medicina é uma das maiores honras para qualquer médico. Esta casa foi fundada em 1829 pelo Imperador Dom Pedro II e, desde essa ocasião, vem lutando pela saúde do povo brasileiro. Até hoje, 760 médicos entraram; eu sou o oitavo otorrino. Então, é uma alegria e uma felicidade muito grande estar aqui”. Em outro trecho, reconheceu o papel importante da mulher, Tília de Castro em sua vida, a quem chamou de leoa.
Na opinião do otorrino, a sua chegada pode representar um avanço nas discussões sobre a especialidade, ou seja, novas possibilidades. Inúmeros convidados estiveram na comemoração.