No Dia Nacional da Onça-pintada, nesta terça (29/11), data importante para a nossa maior felina e um dos maiores símbolos da fauna brasileira — é ela quem estampa a nota de R$ 50 —, o WWF-Brasil anuncia Gabriel Sater como seu novo embaixador. Saudades de Trindade de “Pantanal”?
“É de extrema importância defender o meio ambiente e tudo que nos proporciona. Tento fazer o máximo que posso dentro da minha casa, nos lugares que frequento e influenciar pessoas de forma positiva para essa luta. Acredito que essa será uma oportunidade de ampliar ainda mais o alcance dos meus esforços na conscientização”, que conversou sobre o sucesso do inesquecível personagem com a coluna.
Gabriel se junta a outros nomes como o influenciador Kaique Brito, a professora, educadora e ativista Keilla Villa Flor, a ativista indígena Alice Pataxó e Chico Bento, personagem da Mauricio de Sousa Produções.
Nascido em São Paulo e criado em Campo Grande (MS), Sater tem uma relação de afeto com o Pantanal – o pai, o músico Almir Sater, tem uma fazenda na região, um dos biomas onde mora a onça-pintada, que foi retratada na novela – seja como Maria ou Juma Marruá (Juliana Paes e Alanis Guilhen, interpretadas quando ficava com “reiva” pelas onças-pintadas Matí ou Gaia). Saindo da ficção, 45% das onças-pintadas do Pantanal tiveram seu habitat afetado pelos incêndios registrados em 2020, segundo estudo feito por cientistas brasileiros. “Participar da novela me ajudou a restaurar minha conexão com o Pantanal e, pelos próximos anos, quero restaurar minha relação com todos os biomas do Brasil. Precisamos olhar com mais seriedade os pedidos de socorro que a natureza já tem nos demonstrado”, finaliza ele.