A estreia de “Otto, de trás para diante”, incluída na programação do Festival do Rio, lotou o Net Gávea nesse domingo (09/10). Heleninha, de 94 anos, a viúva do escritor e jornalista Otto Lara Resende, estava na plateia — ela é também grande personagem do documentário. Na tela, a trajetória de Otto, mineiro de São João Del Rey, a partir do depoimento autobiográfico dado a Paulo Mendes Campos, seu grande amigo junto a Fernando Sabino e Hélio Pellegrino, mostrando uma relação intensa.
O filme é dirigido por sua filha temporã, Helena Lara Resende, com o marido, Marcos Ribeiro, com interpretações da própria obra do autor, com um grande acervo que Helena tinha do pai, como cartas, bilhetes, anotações em geral, tudo inédito até agora.
No longa, em comemoração ao centenário de Otto, constam depoimentos amorosos e emocionantes, por exemplo, do escritor Humberto Werneck, que chorou muito ao fim da exibição, como se estivesse revivendo cada uma daquelas passagens. Tem também a elogiada participação dos atores Júlia Lemmertz e Rodolfo Vaz.
Percebem-se sutilezas da convivência com os amigos mineiros, com humor em todas as passagens da vida. Na tela, via-se a vida de Otto com outros escritores da época, como Nelson Rodrigues, Rachel de Queiroz e Carlos Drummond. Nada parecia fazê-lo mais feliz. Está aí revelada boa parte da vida desse grande personagem.