Entre as novidades da 24ª edição do Festival do Rio, de 6 a 10 de outubro, em várias salas cariocas, duas produções sessentonas ganham homenagem: “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte (1920-2009), e “Assalto ao trem pagador”, de Roberto Farias (1932-2018). Além de uma homenagem especial para o diretor Breno Silveira (1964-2022), durante sessão de “Dois Filhos de Francisco”, na Praia de Copacabana.
Outra novidade é que a “Première Brasil”, que terá 70 produções inéditas (entre longas e curtas), venceu duas categorias do Troféu Redentor: “Direção de Arte”, na competição oficial, e “Melhor Direção”, na mostra Novos Rumos. Todos os selecionados para as duas mostras competitivas estão elegíveis. Conheça os concorrentes aqui.
Depois de quase ser cancelado em 2019, por falta de verba (só rolou com financiamento coletivo), oficialmente cancelado em 2020 pela pandemia e acontecer com pouquíssimos recursos em dezembro passado, o segundo maior evento anual da cultura carioca volta com patrocínios, podendo respirar aliviado. Desta quinta (29/09) a sábado (01/10), pela primeira vez, na história do evento, terá uma programação pré-festival, com sessões gratuitas no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, mesmo sob chuva.
Curiosidade: “O Pagador de Promessas” ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1962. O prêmio pelo filme ficou quase 10 anos na Prefeitura de Salto (SP), onde o diretor nasceu, trancado em um cofre cuja senha ninguém sabia; por isso, teve que ser arrombado.