A gente só pode achar que a vida vai muito bem para Tadeu Aguiar, a medir pela alegria do artista na estreia de “19 Maneiras de Dizer Eu Te Amo”, última peça escrita pelo amigo Artur Xexéo (1951-2021), especialmente para ele, com estreia nessa quarta (10/08), no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea.
Ninguém passou ileso no quesito emoção quando Tadeu começou a declamar os textos românticos de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Baudelaire e Olavo Bilac, e a cantar canções marcantes dos 1950 e 1960 – no momento “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, ou “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim, ele ganhou um coral do público. “São músicas lindas que marcaram época e nada bregas ou piegas. João (Callado, diretor musical) deu uma roupagem supermoderna, sofisticada, com acordes harmoniosos e, por vezes, até dissonantes, sem tirar a alma delas”, explica Tadeu.
No palco, Tadeu contou sobre a amizade com Xexéo, também parceiro profissional de mais de uma década, que morreu em junho do ano passado, aos 69 anos, depois da descoberta de um linfoma. “Ele sempre me dizia que eu tinha que ter um espetáculo de bolso, que pudesse ser montado em qualquer tipo de palco, para fazer em momentos de crise ou entressafra, uma coisa minha, e então escreveu esse roteiro. Eu era fã dele e ele, de mim”, diz Tadeu. Ele até incluiu uma surpresa ao amigo no roteiro, uma 20ª maneira de amar.
A propósito, Tadeu e o marido, Eduardo Bakr, foram padrinhos de casamento de Xexéo e Paulo Severo e vice-versa.