O antigo Edifício Mesbla, na Rua do Passeio, n° 56, no Centro, é o guardião de um dos relógios mais importantes do Rio de Janeiro.
Projetado no início da década de 1930 pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous (o mesmo dos Edifícios Biarritz e Tabor & Loreto no Flamengo) e por Auguste Rendu e construído por Cristiani & Nielsen, o Edifício Mesbla foi inaugurado em 1934, de frente para o Passeio Público.
O Mesbla, hoje chamado de Passeio 56, é uma referência arquitetônica do estilo art déco do Rio de Janeiro. Sua torre-relógio possui 100 metros de altura. A ideia de construir o prédio partiu dos donos da Mesbla, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil à época. No térreo, onde hoje funciona uma filial das Lojas Americanas, existiu, até a década de 1990, uma loja da Mesbla que vendia até carros em seu amplo espaço. O terraço do prédio abrigava um letreiro icônico da loja de departamentos. Quando a noite caía, o letreiro vermelho ficava ao lado do relógio iluminado.
Alguns anos após a inauguração, Arnaldo Gladosch fez uma reforma em que o Edifício Mesbla recebeu mais dois pavimentos além de ser ampliado lateralmente. A mudança também alterou seu uso, que de misto passou a ser só comercial. No passado, as famílias moravam nessa joia do art déco.
Em 2015, a construção de 16 andares passou por um retrofit. Alguns desses andares, que variam de 460 a 633 m2, estão disponíveis para aluguel pela Sérgio Castro Imóveis. É uma ótima oportunidade de instalar uma empresa num prédio histórico e com uma vista espetacular para o Pão de Açúcar, o verde do Passeio Público e a Baía de Guanabara.