Alguns entraram carnívoros e saíram veganos da pré-estreia do doc “Eating our way to extinction” (“Comendo a caminho da extinção”), nessa quinta (28/07), no Estação Gávea. O filme foi produzido e narrado originalmente pela atriz Kate Winslet; a versão brasileira é narrada por Xuxa Meneghel, declaradamente vegana. A direção é de Ludovic Brockway, que veio para o lançamento, assim como o produtor Mark Galvin.
No telão, questões que já estamos cansados de saber e nada fazer, como a destruição ambiental, a dieta ocidental, a crueldade animal, a economia distorcida nas indústrias de carne e laticínios. Também mostra uma solução baseada na ciência para esses problemas de maneira clara e divertida: a mudança para um estilo de vida baseado em plantas.
A produção do evento carioca foi da fotógrafa Genna Naccache, uma das pesquisadoras do projeto sobre a cena indígena no Mato Grosso do Sul (principalmente os Guarani Kaiowá), com apoio da artista plástico Patricia Secco. Bruna Sachs, 12 anos, embaixadora mirim das organizações Animal Hero Kids e a Youth Climate Save Brasil, vegana desde os 4, estava por lá e destacou a máxima: “Se não mudarmos agora, a gente não vai ter um mundo para as futuras gerações ou para nós mesmos”.
Segundo Mark, “o filme vai chamar a atenção de quem também assistiu a ‘Uma verdade inconveniente’, ‘A corrida contra a extinção’ e ‘The Game Changers’ (sem título nacional). É um filme que vai ao encontro de quem está interessado no futuro do Planeta e dos que querem entender melhor o verdadeiro custo do que comemos”. A partir desta sexta (29/07), “Eating our away to extinction” estará no YouTube e, depois, na Amazon Prime.