Quer colaborar com a sua cidade no Dia Mundial do Meio Ambiente? Neste sábado (04/06), a partir das 9h, o biólogo Mario Moscatelli convida os cariocas para um encontro na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura dos pedalinhos, no Parque da Catacumba, para limpar as margens. “Nos últimos 32 anos tivemos uma grande melhoria no ecossistema da Lagoa, mas o lixo continua sendo um dos grandes problemas, jogado pelas pessoas diretamente nas margens ou na periferia. Também vamos soltar caranguejos e plantar mudas”, avisa ele.
No domingo (05/06) tem o “Cada Lata Conta” (“Every Can Counts”), a partir das 9h, parte da turnê mundial de reciclagem de latas de alumínio, feita simultaneamente em outros 19 países — aqui é na praia de Copacabana, quando catadores vão recolher latinhas com as mochilas coloridas de reciclagem. O Brasil é um exemplo mundial de economia circular — o índice de reciclagem da latinha está acima dos 95% há anos, e chegou a 98,7% em 2021. “Somos campeões mundiais e queremos incentivar as pessoas a se preocuparem com os resíduos que produzem dentro e fora de casa”, explica Cátilo Cândido, presidente da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio).
De domingo a sábado (05 a 11/06), o Grupo Cataratas, que administra o AquaRio e o BioParque, vai fazer uma programação pelo meio ambiente, começando com desfile sustentável no centro de visitantes das Paineiras, às 10h, seguido de várias atrações nos próximos dias, como plantio de espécies nativas no Bioparque (07/05); limpeza e plantio na praia da Macumba (08/05), do AquaRio com o Instituto Conhecer Para Conservar; limpeza e reintrodução de caranguejos na Lagoa de Jacarepaguá (atrás da Jeunesse Arena, 10/06); e o “Clean-Up Bay” na Ilha do Governador, ação anual para um mundo sem lixo, com palestras e atividades, como coleta e triagem para que o material coletado seja classificado, registrado e pesado.