O ator americano Mark Ruffalo publicou, nesta quinta (09/06), no Twitter, um pedido de solução pelo desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, num trecho entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e Atalaia do Norte, no Amazonas. “É preciso haver uma resposta internacional a isso. A tendência de jornalistas serem atacados, mortos ou desaparecidos em ‘democracias’ que se desviam para a direita deve ser denunciada”, escreveu ele.
Na segunda (06/06), Ruffalo também usou o Twitter para afirmar que a Amazônia está sob ataque e que é preciso escolher entre o bioma e o Presidente Jair Bolsonaro, usando a hashtag #AmazonorBolsonaro (#AmazôniaouBolsonaro). E também disse que “todos sabemos de onde as bombas estão vindo”, em referência à postura do governo em favorecer atividades econômicas na região.
Ruffalo, conhecido pelo personagem Hulk no Universo Marvel e vários outro papéis, incluindo uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante em “The Kids Are All Right” (2011), usa a popularidade para chamar atenção para várias causas e tem repercutido muito no Brasil, desde que interagiu com Anitta, em março, na campanha que pedia aos jovens brasileiros para tirarem o título de eleitor.