Cada vez mais, aumentam as reclamações de moradores da Lagoa e Ipanema ao prédio da antiga UniverCidade, abandonado há oito anos, desde que fechou. Enquanto os processos judiciais se arrastam, o local se deteriora.
Nesta sexta (16/06), a página “Alerta Zona Sul” denunciou uma nova modalidade: ladrões que entraram pelo prédio desativado pra penetrar em outro da vizinhança — um escritório, quando um sujeito é flagrado pelas câmeras, mas como ele saiu levando dois computadores nos braços é um mistério (veja no vídeo).
Segundo moradores, drogaditos e pivetes vêm invadindo constantemente o local, que tem entrada tanto pela Rua Almirante Saddock de Sá, em Ipanema, quanto pela Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Os moradores chegaram a colocar, no ano passado, arame farpado e cadeados — não adiantou.
Em 2014, a UniverCidade e a Faculdade Gama Filho foram descredenciadas pelo Ministério da Educação. Dois anos depois, o Tribunal de Justiça do RJ decretou a falência do Grupo Galileo, que administrava ambas, sendo acusado de ter desviado milhões. A massa falida do grupo, representada por administradores judiciais, disse que, desde 2017, tem pedido a alienação ou locação dos imóveis, mas os pedidos são alvos de recursos dos falidos, que são os donos do Grupo Galileo.
Ver essa foto no Instagram