O documentário “Entre Lobos”, sobre segurança pública, repetindo o sucesso das pré-estreias no Rio, SP e Brasília, bombou no lançamento na plataforma Brasil Paralelo, nessa segunda (20/06). Chegou até a causar instabilidade pelo volume de acessos. Também bateu recorde como maior lançamento da plataforma em seis anos, faturando R$ 2,5 milhões em poucas horas, com a venda de assinaturas. No YouTube, 46 mil pessoas acompanharam o lançamento.
O doc, com direção de Sílvio Medeiros, custou R$ 1 milhão e foi filmado por quase um ano, com 50 entrevistas em 13 cidades de três países, para mostrar como a violência se transformou em um dos problemas mais graves do Brasil. “O nosso desafio era explicar esse fenômeno da criminalidade e insegurança numa linguagem fácil, acessível, tanto na visão de especialistas, técnicos como também para o público comum, que não está por dentro dos bastidores do mundo da segurança pública”, diz Medeiros.
O doc, de três capítulos, mostra que a violência, corrupção e criminalidade, segundo Sílvio, “é um problema que não está limitado a uma categoria, uma classe social. No Brasil, não importa se é direita, esquerda, rico ou pobre, homem ou mulher, idoso ou jovem, todo mundo compartilha uma ansiedade, um medo de ir para as ruas, o desejo de estar seguro dentro de casa. Temos um sistema de justiça criminal muito disfuncional, que acaba gerando um sistema de incentivo para o crime”.