Neste sábado (21/05), vai ser inaugurado o Centro Cultural Capiberibe 27 (C27), em Santo Cristo, na Região Portuária, num espaço de quase 1.500 m2, com a abertura de uma exposição do coletivo Imaginário Periférico.
O imóvel, que estava um lixo, foi comprado por 19 sócios (entre artistas plásticos, jornalistas, figurinistas, produtores culturais etc) e levou mais de dois anos para ficar pronto. O endereço tem história: foi ali que funcionou a Zani — Fundição Artística e Metalúrgica, fundada nos anos 1920 pelo escultor Amadeu Zani (1869-1944), autor de famosos monumentos, como a cabeça do Zumbi, que fica na Presidente Vargas; o “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”, no Centro da capital paulista; e o Monumento a Giuseppe Verdi, no Vale do Anhangabaú (SP).
“A Capiberibe é um lugar histórico, que já recebeu várias locações de clipes e cinema antes mesmo de sua inauguração oficial. Pretendemos fazer rodas de samba, chorinho, jazz, oficinas de capacitação dos jovens das comunidades próximas e criar um museu com peças originais da antiga Fundição Zani”, diz à coluna o produtor cultural Ualace Miliorini, presidente da C27.