É isso mesmo: você é responsável por ter uma vida tranquila na aposentadoria!
Não adianta culpar o Governo, a inflação, os seus pais…. É você que deve ter a responsabilidade por cuidar das suas finanças e mudar o jogo. E o quanto antes iniciar, melhor!
Comece entendendo quais são as suas receitas e despesas; depois, organize-se para conseguir poupar todos os meses. Estude os produtos financeiros e invista o que poupou. Não tem muito jeito – essa é a receita, a não ser que você ganhe na Mega-Sena. Como a probabilidade é baixa, melhor partir para a ação!
É preciso registrar que muito dessa dificuldade de se organizar para o futuro é fruto de falta de educação financeira, pois não aprendemos isso nem na escola, nem em casa… Muitos ainda entendem que falar de dinheiro é um tabu.
Por outro lado, nosso cérebro também não ajuda, e, quando estamos poupando para nosso futuro, ele ativa as mesmas áreas de quando estamos dando dinheiro para um estranho. Aí fica realmente difícil, né!?
O jeito é tentar se visualizar no futuro, para ver se dá um nó no cérebro e se ele entende, de uma vez por todas, que o seu “eu futuro” nada mais é do que você mesmo, só que mais velho e não um outro ser qualquer.
Eu sei que não é fácil, mas é preciso! Então, mãos à obra para começar a cuidar das finanças e ter uma vida financeira mais tranquila.