numero:✓ De José Simão: “Frente fria é pouco! Eu tô com a frente, a lateral e a traseira congelando!”
numero:✓ Rolando nas redes: “Climinha bom pra desbloquear o contatinho e mandar um ‘oi, sumida (o)’”.
numero:✓ Neste sábado e domingo (21 e 22/05), Marisa Monte apresenta a turnê “Portas”, na Jeunesse Arena, na Barra, às 22h e 19h. No palco, Marisa é acompanhada por Dadi (baixo, violões e piano), Davi Moraes (guitarra), Pupillo (bateria), Pretinho da Serrinha (percussão e cavaquinho), Chico Brown (violões e piano), Antonio Neves (arranjo dos metais e trombone), Eduardo Santana (trompete) e Oswaldo Lessa (saxofone e flauta). Ingressos no site.
numero:✓ Do perfil @desagurmentacao: “Frio é bom se você não precisa sair cedinho de casa, fica o dia aquecido, comendo comidinhas gostosas com chocolate quente. Calor é bom se você não fica duas horas no ônibus lotado, tem ar-condicionado, piscininha e uns drinks refrescantes. Moral: frio ou calor, o ruim mesmo é ser pobre.”
numero:✓ “Concerto para Dois” conta a história de amor e desencontros da atriz Luna (Cláudia Raia) e o escritor Ângelo (Jarbas Homem de Mello), que querem esquecer um ao outro, mas embarcam no mesmo navio sem saber. Sábado e domingo (21 e 22/05), às 20h e às 19h, no Teatro Multiplan, no VillageMall, na Barra. Ingressos no Sympla.
numero:✓ A vinda do bilionário americano Elon Musk ao Brasil revirou as redes. Entre os comentários: “É, gente, com certeza, um monte de empresários bilionários foi se encontrar com Elon Musk e Bolsonaro para salvar a Amazônia!”
numero:✓ Do jornalista Kim Paim: “Imagina a hora em que Elon Musk conhecer as ‘tias do Zap’ do Brasil. Nunca mais volta pros Estados Unidos.”
numero:✓ Da advogada Juliana Fonseca Pontes, assessora jurídica da Procuradoria-geral do estado do Pará: “Cerimônia oficial com a presença do Presidente da República, de ministros de Estado e até de ministro do STF, para receber (?) um bilionário que veio ao país fazer negócios. Um cara que é só… rico. E as autoridades se emocionando. Zeramos o neoliberalismo, pessoal.”
numero:✓ Em homenagem a Milton Nascimento, a Cia. Nós da Dança montou o espetáculo “MilTONS do Brasil”, com as últimas apresentações neste sábado e domingo (21 e 22/05), às 19h e 17h, no Teatro Cacilda Becker, no Catete. A direção e coreografia são de Regina Sauer, à frente da Cia. desde a sua abertura, com produção de Isadora Bertolini. Informações no 2265-9933.
numero:✓ E a Internet está 100% “Maria Bruaquer” esta semana. O nome Maria Bruaca, personagem de Isabela Teixeira em “Pantanal”, ficou entre as mais comentadas depois de ter descoberto que o marido, Tenório (Murilo Benicio), tem outra família, e respondeu: “Bruaca é a tua mãe, que te botou no mundo.”
numero:✓ Ou ainda: “Quero a Maria Bruaca metendo um par de chifres tão grande no Tenório que ele vai ser até caçado pelo Joventino, pensando que é boi Marruá.”
numero:✓ Neste sábado (21/05), a partir das 20h30, acontece o “Luau do Samba de Santa Clara“, no espaço multicultural EXC, dentro do Jockey Club, na Gávea.
numero:✓ Da filósofa carioca Erika Takimoto: “O curioso caso da pessoa que ataca Lula por conta da garrafa de vinho custar R$ 90 na festa do seu casamento e defende Bolsonaro com o botijão do gás a R$ 160.”
numero:✓ A Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Cidade das Artes, sábado e domingo (21 e 22/05), às 19h e às 11h, com o violista Ubiratã Rodrigues como regente e a spalla Priscila Rato como solista.
numero:✓ Antes de sair de casa, dá uma geral no closet e pega um casaco, cobertor, manta, qualquer coisa que possa te dar um calor, busque um ponto de doação no seu bairro. Vai dar uma alta na sua dignidade!
numero:✓ Se você tá batendo o queixo com o frio carioca e gostando, sua vida pode ficar mais animada na serra. Neste fim de semana, a temperatura de Nova Friburgo, por exemplo, vai chegar a 4,2ºC; já o alto de Petrópolis, a 1,8ºC; em Teresópolis, 7,9ºC. Que tal? São os Alpes fluminenses dando orgulho para esquimó.
numero:✓ Dois clássicos do cinema mudo terão trilhas sonoras interpretadas ao vivo no projeto “ARFI Clássicos do Cinema e Música Eletrônica”, neste sábado e domingo (21 e 22/05), no CCBB. No som, Jérôme Lopez e Xavier Garcia, da ARFI (Associação para Pesquisa de um Folclore Imaginário), trazidos ao Brasil pela Aliança Francesa. No primeiro dia, sessão de “Metrópolis”, de Fritz Lang, às 18h; no segundo, “Steamboat Bill Jr.”, de Charles Reisner e Buster Keaton, às 17h. Custo zero!
numero:✓ Na Semana Nacional de Museus, um dos destaques é a exposição “Rio 1922”, que marca o centenário do Museu Histórico Nacional, no Centro, e ao bicentenário da Independência do Brasil, com cerca de 100 itens com uma viagem ao universo carioca. Tem também a mostra “Constelação Clarice”, em homenagem a Clarice Lispector, no Instituto Moreira Salles, na Gávea, e “Ponto de fuga: linguagem fotográfica”, com obras do fotojornalista Flávio Damm, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro.
numero:✓ Nilze Carvalho leva o show “Recomeçar” para o Teatro Rival, nesta sexta (20/05), a partir das 19h30. O cavaquinho foi feito com madeiras que resistiram ao incêndio no Museu Nacional no show em homenagem a Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho.
numero:✓ Sábado (21/05) é dia de rock psicodélico com a banda Boogarins, no Circo Voador, às 22h.
numero:✓ O musical “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino” está em cartaz no Teatro Prudential, na Glória, sábado e domingo (21 e 22/05), às 20h e às 19h. A cada fim de semana, um time de intérpretes homenageia diferentes cantoras e compositoras. Tudo começa com “A Era de Ouro do Rádio”, entre 19 e 22 de maio, celebrando Carmen Costa e Elizeth Cardoso. Ambas nasceram em 1920, eram de origem humilde e tinham muito talento e determinação. Elas escreveram seu nome na história, superando a barreira do preconceito e sem negar suas raízes.
numero:✓ Tem aulão de ioga no Aterro do Flamengo, neste domingo (22/05), às 9h, com o Instituto Yoga na Maré, entre o restaurante Assador e o Monumento a Estácio de Sá.
numero:✓ Se você é daqueles que adoram um resultado de concurso, o vencedor do Comida di Buteco, pelo prêmio de melhor petisco da cidade, foi o Bar do David, no Morro Chapéu Mangueira, no Leme (com filial em Copa), pelo terceiro ano seguido. O petisco campeão foi o “Ousadia”, um bolinho de abóbora com ora-pro-nóbis e coco, recheado com camarão. Agora, o bar vai disputar a etapa nacional do concurso.
numero:✓ E tem festival, o “MITA”, no Jockey, sábado de domingo (21 e 22/05), que vai até mudar o esquema de trânsito da Gávea. Entre as atrações, Gorillaz e The Kooks, além de Jão, Marcelo D2, Rúfús do Sol, Heavy Baile e Gilberto Gil, entre outros. Se você é da turma do edredom, relax, vai ser transmitido pelo Multishow com Dedé Teicher, Guilherme Guedes, Titi Muller e Xan Ravell, a partir das 14h55 seguindo até o último show, num total de 7 horas por dia de música.
numero:✓ Entre as estreias no cinema, está o longa nacional “Pureza”, com direção de Renato Barbieri e Dira Paes como protagonista, com a história de uma mulher que ajudou a denunciar exploração no campo durante a busca pelo filho desaparecido nos anos 1990. Tem também o terror “Chamas da vingança”, adaptado do thriller de Stephen King, com Zac Efron, Sydney Lemmon e Ryan Kiera Armstrong; e a comédia nacional “O pai da Rita”, com roteiro inspirado em músicas de Chico Buarque. Salas, gêneros e horários aqui.
numero:✓ Depois de dois anos suspensa com a pandemia, a maior convenção de tatuagem do País volta ao Rio de sexta a domingo (20 a 22/05), no espaço Expo Mag (antigo Centro SulAmérica), na Cidade Nova, com concurso da melhor tatuagem em 26 categorias, escolha da Miss e Mister Tatto Week, e muita arte na pele. São 2,5 mil expositores na 9ª edição da “Tattoo Week Rio”, incluindo tatuadores e body piercers de várias partes do Brasil e do mundo. Entre os artistas estão os espanhóis Eze Nunez, especialista no estilo Realismo, e Alberto Pina, além de cinco tatuadores do estúdio mexicano Good Fellas Collective.
numero:✓ Para refletir — da escritora Isabel Allende: “Basta de ter pretensões, fingir-se, lamentar-se e flagelar-se por bobagens. É preciso amar muito a si mesmo e aos outros, sem medir quanto nos amam em retribuição.”