Sabe aquele papelzinho “inofensivo” que algumas criaturas jogam no chão? São mais de 7 milhões de moradores na capital e, se as pessoas não fizerem a sua parte…
O biólogo Mario Moscatelli fez essas imagens nesta sexta (20/05), em vários pontos da Lagoa, ou seja, um lugar valorizado, com IPTU alto e apartamentos caros, provando que dinheiro e educação nem sempre estão afinados. “Apesar dos esforços, tanto de nossa equipe como da Comlurb, a falta de práticas básicas de cidadania, o básico do básico, não são conseguidas por parte de algumas pessoas que frequentam a Lagoa, transformando suas margens num lixão! Em plena Zona Sul, num dos mais importantes cartões postais da cidade, é inacreditável a falta do mínimo de compromisso com o que é de todos. Outra coisa é que os lixos menores e coloridos podem ser confundidos com comida pela fauna, o que pode matar várias espécies”, diz Mario.
Toneladas de lixo são lançados às margens e no espelho d’água, recolhidos mensalmente tanto pela Comlurb quanto pela equipe do biólogo com o apoio da Águas do Rio, que desenvolve a gestão dos manguezais da Lagoa.