Entre as oito lindas igrejas e capelinhas de Paraty (RJ), construídas nos séculos XIII e XIX, está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga da cidade, erguida em 1720, que vai ser toda reformada depois do empenho da Associação de Moradores de Paraty Mirim (AMPM). Os moradores se uniram para conseguir as doações e, a partir desta terça (17/05), começam as obras, acompanhadas por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os voluntários vão fazer reparos no piso e telhado, descupinização, pintura externa e recuperação dos revestimentos. “Esperamos que esta iniciativa de parceria com a comunidade local possa inspirar ações semelhantes em outros locais do Brasil. A escassez de recursos públicos não pode impedir as instituições de buscar soluções alternativas para a conservação dos bens culturais”, diz Olav Schrader, superintendente do Iphan-RJ.
Em 1974, o Iphan tombou o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da cidade, que inclui a igreja, cuja última obra de restauração aconteceu em 2008. Em 2019, Paraty e Ilha Grande (RJ) foram reconhecidas como Patrimônio Mundial pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).