Sempre que enviamos a nossa declaração de Imposto de Renda para a Receita Federal, existe um filtro que já faz uma conferência automática para procurar algumas divergências de informações.
Essas informações enviadas são comparadas com aquelas que a Receita recebe de outras fontes que também têm a obrigação de enviar informações para eles, como as empresas, as instituições financeiras, os planos de saúde, as imobiliárias etc.
Quando esse filtro encontra essas divergências na declaração, ela vai para uma análise mais profunda, chamada de “malha fina”.
O problema é que, enquanto a sua declaração está presa na malha fina, você tem que esclarecer as divergências para a Receita e não recebe a sua restituição. A declaração fica retida até que a divergência seja resolvida.
Então, é muito importante verificar se a sua declaração foi processada corretamente ou se ficou presa na malha fina!
Esse processo era bem demorado, mas isso mudou. Nos últimos anos, depois do envio, já é possível acessar o eCAC e verificar como está o status da sua declaração: se processada ou presa na malha.
Para isso, basta entrar no eCAC, ir em Meu Imposto de Renda (extrato da DIRF) e na aba Processamento, clicar em Pendências de Malha.
Se a declaração estiver presa na malha fina, é porque houve alguma divergência entre as informações declaradas por você e pela outra fonte. Então, é preciso identificar onde está essa divergência e enviar uma declaração retificadora para ajustar esse erro ou enviar os documentos que comprovem as informações declaradas.
Assim que as pendências forem resolvidas e a declaração retificadora for processada, sua declaração sairá da malha fina.
Mas aqui vai uma informação essencial: isso só é possível antes de receber a intimação. Portanto, não deixe para depois e verifique o quanto antes o status da sua declaração.