Em decreto desta segunda (25/04), no Diário Oficial, a Prefeitura cria a Comissão Curatorial Especial para indicação de artistas nacionais ou estrangeiros, para comprar seus trabalhos para os espaços públicos do Rio. Foram convidados para a comissão, o arquiteto Lauro Cavalcanti, diretor da Casa Roberto Marinho; a curadora de arte Vanda Klabin; o documentarista Marcelo Maia Dantas; a curadora Keyna Mendonça dos Santos Van de Beuque; o crítico de arte Luiz Camillo Osorio; e a curadora Luisa Magoulas de Castro Duarte.
Os integrantes não ganham nada por isso e terão até 45 dias para apresentar nomes de três artistas para construírem médios e grandes trabalhos e sugerir locais para as instalações, principalmente para o Centro e segundo o texto do decreto, “outras localidades (desde que justificadas)”.
O decreto citou também que a pandemia teve grande impacto negativo na vida cultural das cidades, especialmente pela impossibilidade de uso do espaço público e que “o Rio se notabiliza historicamente pelo contato social em espaços abertos e pela criação de bens culturais associados à paisagem natural e urbana, e à celebração do convívio.”