A Livraria da Vila lançou a campanha “E-leitores!”. Até a terça (03/05), adolescentes de 16 e 17 anos que apresentarem o título de eleitor vão ganhar 20% de desconto nos livros (exceto didáticos e Guia 2×1) em qualquer uma das 16 lojas físicas no País. Alouuuuuuu, cariocas, cadê as ações?
A campanha para a garotada tirar o título está grande, principalmente nas redes, tendo alguns artistas à frente, como Anitta, ídolo máximo do público-alvo, que faz publicações incentivando seus quase 70 milhões de seguidores. Com o alcance da cantora, o assunto atravessou fronteiras e, na terça (26/04), o ator Mark Ruffalo usou o Twitter para convocar os jovens brasileiros: “Amigos no Brasil! Se você tem 16 ou 17 anos, certifique-se de se registrar para votar antes do fim do prazo, no dia 4 de maio. O que acontece no Brasil importa para todos nós. Seu voto é seu poder. Use seu poder”.
Depois de Mark, foi a vez do ator Leonardo DiCaprio, que conhece muito bem o País (namorou Gisele Bündchen e tem laços afetivos com a Amazônia), fez um post no Twitter nessa quinta (28/04): “Brasil é a casa da Amazônia e de outros ecossistemas importantes para a mudança climática. O que acontece lá importa pra todos nós e todos os jovens votando é a chave de mudança para a saúde do Planeta. Por mais registros no Brasil antes de 4 de maio visite visite o site ‘Olha o Barulhinho‘”.
E assim vai: na última semana, o TSE informou que o número de jovens de 15 a 17 anos com título de eleitor subiu de 199.667 em fevereiro, para 290.783 em março — um aumento de 45%.