Faltando uma semana para o carnaval, a previsão do HotéisRio e da Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) é de 90% de ocupação para a Zona Sul e a Oeste. “A maior parte dos turistas que visitarem a cidade serão brasileiros, com um índice menor de estrangeiros, diferente dos outros anos”, diz Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio. Por enquanto, segundo levantamento, a rede hoteleira registra uma média de 68,49% dos quartos reservados até o momento, ou seja, muita gente deve decidir pelo meu, pelo seu, pelo nosso Rio na próxima semana.
Um dos fatores que deve aumentar essa porcentagem é que a Prefeitura, embora não tenha autorizado os desfiles de blocos e sem esquema especial nas ruas, não vai reprimir os cortejos. Sendo assim, alguns devem organizar suas festas em vários bairros. “As pessoas não estão proibidas de sair às ruas, e tudo vai ser monitorado pela Ordem Pública e pela Guarda Municipal. Os blocos tradicionais entenderam que tínhamos pouco tempo para organizar”, diz o secretário Brenno Carnevale.
Copacabana lidera as reservas, com 70,23%, seguido da Barra, com 68,59%, e Centro, 66,57%. Ipanema e Leblon ficam em quarto lugar (64,43%), em seguida Flamengo e Botafogo, com 61,27%. O último carnaval, segundo a Riotur, registrou 2,1 milhões de turistas, que movimentaram cerca de R$ 4 bilhões na economia carioca.