Ainda na véspera do feriadão (21/04), a Prefeitura de Búzios tirou a cancela que dava acesso à praia dos Ossos, Azeda e Azedinha e era mantida por uma grande associação de moradores. Isso em pleno “carnabril”, com a cidade lotada de turistas. Resultado: o caos. A rua não tem saída e quem precisava de serviços de emergência, como bombeiro ou ambulância, fica preso entre os carros estacionados ao Deus dará — repara na foto.
Sérgio Ferreira, secretário de Segurança e Ordem Pública, acompanhou a ação, segundo ele, por se tratar de uma via pública que impedia a passagem de pedestres e veículos.
Morador que não quer o nome publicado comenta: “Tudo começou com uma corrente colocada ali, vindo depois a cancela instalada pela associação de moradores que, desde então, preza tanto para manter o espaço bucólico que a Prefeitura nunca deu bola. O poder público vem para atrapalhar o que os moradores fazem de bom – eles não só mantêm a cancela, como fazem a limpeza ordenando a praia toda”.
Existe uma lei da vereadora carioca Rosa Fernandes, em vigor desde 2017, a qual autoriza o fechamento ao tráfego de veículos estranhos aos moradores de vilas, ruas sem saída e travessas, ficando limitado o tráfego local de veículos apenas aos seus moradores e visitantes.