Enquanto a Ucrânia é invadida pela Rússia, no sétimo dia de conflitos, agora com o exército de Putin tomando o controle da cidade de Kherson, ao sul, o Channel 4 britânico comprou os direitos de “Servant of the People” (“Servidor do Povo”), a série de comédia ucraniana estrelada pelo Presidente do país, Volodymyr Zelensky.
A primeira transmissão para a TV foi em 2016, com grande sucesso na Ucrânia. Seu partido político, também chamado “Servo do Povo”, ajudou-o a se eleger em 2019, com mais de 70% dos votos. Zelensky tornou-se o foco das atenções e tem sido um líder exemplar em tempos de guerra, postando vídeos nas ruas de Kiev e convocando seus cidadãos a lutar.
O grupo de televisão sueco Eccho Rights, detentor dos direitos internacionais da série, foi quem licenciou para o Channel 4, além de também para a MBC, no Oriente Médio, a ANT 1, na Grécia e a PRO TV, na Romênia. “O melhor apoio que a indústria global de televisão pode oferecer à Ucrânia hoje é compartilhar essa história. A série é uma comédia e também um documento importante sobre de onde Zelenskiy vem”, disse Fredrik af Malmborg, diretor da Eccho Rights.
O grupo também licencia um filme baseado no programa. “Embora o cenário do mundo real enfrentado por Zelenskiy e o povo ucraniano seja muito mais sombrio e assustador do que a comédia, existem paralelos óbvios com a situação do mundo real, e é uma série fascinante, importante e histórica”, afirma Fredrik, dizendo que a Eccho retirou todas as produções russas de seu catálogo, em solidariedade aos ucranianos.