A convite de um dos moradores, fui conhecer um clássico arquitetônico de Copacabana, o Edifício Igrejinha, por conta da proximidade da igreja que existiu até 1918, onde hoje é o Forte de Copacabana.
Foi construído por João Cândido, engenheiro civil e militar, por iniciativa do Banco Hipotecário Lar Brasileiro. O Igrejinha foi inaugurado em 1946, com duas entradas principais: uma de frente para o mar de Copacabana, na Avenida Atlântica, 1.000 (hoje 3.916), e a outra, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.277, ao lado do Edifício MMM Roberto, ícone residencial do Modernismo brasileiro, cuja história já foi contada por aqui.
Foi entregue aos primeiros moradores, com abrigo antiaéreo, 4 elevadores sociais, 2 de serviço, garagem, banheiros principais de cada apartamento com aparelhos sanitários de louça inglesa “Twyfords”, living-room de cada apartamento com um “petit-bar” de fino acabamento e cozinhas com armários de madeira, tipo “cozinha americana”.
Setenta e seis anos após a sua inauguração, o Igrejinha continua sendo um ótimo prédio para se viver e visitar. A última foto é da vista espetacular dos apartamentos virados para a Avenida Atlântica.