numero:✓ Para mostrar esse corpinho no fimde, talvez numa piscina aquecida, porque tem ameaça de chuva até domingo. Que tal maratonar? Muito filme e série esperando você. A palavra faz lembrar “Esperando Anna”, sobre a vida da golpista que enganou meia Manhattan.
numero:✓ Do humorista Fernando Caruso: “Mamata é um prato que se come Frias”. Sobre os gastos de mais de R$ 39 mil da viagem de Mário Frias, o secretário de Cultura, a Nova York, a “trabalho”.
numero:✓ Não vai ter carnaval este mês. Em compensação, o que não falta são grandes eventos, como o “REP”, maior festival de rap do Brasil, com uma lista enorme de nomes: Matuê, Baco Exu do Blues, Djonga, BK’, Filipe Ret, L7nnon, Xamã e Black Alien, entre mais de 100 atrações, em mais de 30 horas de shows. No Parque dos Atletas, na Barra, sábado e domingo (12 e 13/02), a partir das 14h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Dúvida cruel: será que tem vítima do ‘Faraó do Bitcoin’ que caiu no conto do ‘golpista do Tinder’?”
numero:✓ A cantora baiana Pitty reencontra o público carioca depois de dois anos, com músicas de todas as fases da sua carreira. Na Fundição Progresso, na Lapa, no sábado (12/02), a partir das 22h.
numero:✓ Do Sensacionalista: “Apresentador Monark faz apologia ao Nazismo e alega que estava bêbado! Bebidas alcoólicas não causam nazismo, alertam fabricantes!”
numero:✓ “Eu de você”, com Denise Fraga, está no CCBB, no Centro, sábado e domingo (12 e 13/02), às 19h e 18h. Acompanhada por uma banda somente de mulheres, Fraga também comemora seus 35 anos de carreira.
numero:✓ Da jornalista Cristina Padiglione: “Sou do tempo em que Monark era só uma marca de bicicleta, concorrente da Caloi”. E não é que a marca de bicicletas enviou um comunicado? “Não temos nenhum tipo de vínculo com o youtuber apelidado de Monark sem nenhuma autorização da nossa companhia. Repudiamos veementemente qualquer manifestação de racismo ou conduta que possa prejudicar qualquer pessoa ou grupo social”.
numero:✓ O grupo Pique Novo se apresenta na feijoada do Alto Vidigal (Rua Armando Almeida Lima 2), no sábado (12/02), a partir das 11h. Informações no 96406-7025.
numero:✓ Comentário em jantar esta semana, na Atlântica, de uma semi-amiga (a pior classe do mundo) sobre a anfitriã: “Essa enriqueceu, mas continua no andar de baixo”.
numero:✓ Tem heavy metal do Sepultura no sábado (12/02), no Circo Voador, na Lapa, às 23h, com show do disco “Quadra”, com abertura do grupo Dorsal Atlântica. Informações no 2533-0354.
numero:✓ De espetáculo, você pode assistir à Vera Fischer, Larissa Maciel e Mouhamed Harfouch em “Quando eu for mãe, quero amar desse jeito”, no Teatro SESC Copacabana, sábado e domingo (12 e 13/02), às 16h e 19h. Depois de quatro anos, Vera retorna aos palcos cariocas, comemorando 55 anos de carreira. Na peça, ela vive uma septuagenária aristocrata obcecada para dar ao filho, prestes a se casar com uma mulher que ela não conhece, um futuro digno de sua “classe social”.
numero:✓ “Mulheres que nascem com os filhos”, com Samara Felippo, Carolinie Figueiredo e Rita Elmôr, ganhou crítica de Cláudia Chaves na coluna. Em cartaz no Teatro XP Investimentos, no Jockey, na Gávea, sábado e domingo (12 e 13/02), às 20h e 19h. Ingressos no Sympla.
numero:✓ Divulgados os indicados ao Oscar deste ano; agora é só escolher sofá ou cama, estourar a pipoca e maratonar. Aqui, apenas os indicados a “Melhor Filme” em cartaz no streaming: “Ataque dos Cães”, liderando a lista, com 12 indicações, está na Netflix, assim como “Não Olhe para Cima”, que teve quatro; já “Duna”, com 10 indicações, está na HBO Max, e também “King Richard: criando campeãs”, sobre as irmãs do tênis, Serena e Venus Williams, com seis; “No Ritmo do Coração”, sobre uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca, está no Prime Video. A 94ª edição do prêmio é no próximo dia 27 de março.
numero:✓ Dica da carioca Ana Maria Bahiana, escritora e crítica de cinema que mora em Los Angeles: “Continuo vendendo o peixe do maravilhoso ‘Flee’, que está concorrendo ao Oscar em três categorias: animação, internacional e documentário. Uma das coisas mais fortes que vi recentemente”. Está na Amazon.
numero:✓ No sábado e domingo (12 e 13/02), estreia a 1ª edição do ano da feira “OFuxico”, em parceria com o Food Park da Praça Cláudio Coutinho, no Leblon, entre as Ruas Fadel-Fadel e Adalberto Ferreira, das 12h às 20h.
numero:✓ O campeão olímpico Bernardinho vai, neste sábado (12/02), faça sol ou chuva, a partir das 16h, a uma oficina de vôlei com o time do Flamengo Sesc RJ, no projeto Sesc Verão Copacabana, na estrutura temporária montada entre o Posto 4 e o Quiosque Praia Skol. Até 20 de fevereiro, a programação é intensa, com aulas de jiu-jítsu, tai chi chuan, pilates etc. Saiba tudo aqui.
numero:✓ Se estiver pelo Centro, vale a visita à mostra “Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar”, com curadoria de Ricardo Gomes Lima, dando destaque para as tradicionais bonecas em cerâmica da região, com peças em cerâmica de 130 artesãs mineiras. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, 67.
numero:✓ O Teatro Poeira, em Botafogo, continua com a exposição “Antes e depois dos espetáculos”, celebrando os 15 anos, com curadoria de Bia Lessa, percorrendo espaços do teatro, como camarins, coxias e plateia, com objetos de cena, pedaços de cenários, fragmentos de textos e fotos. Informações no 2537-8053.
numero:✓ E pra quem só pensa em comer: o Signatures, restaurante-escola do Le Cordon Bleu, em Botafogo, tem o “Sabores do Brasil”, neste sábado (12/02), tendo como dupla convidada Paula Prandini, do Empório Jardim, e o chef Pedro Benoliel fazendo uma feijoada a quatro mãos. A partir do meio-dia, a R$ 260 por pessoa. Reservas no WhatsApp 9 97236-3218 ou no site.
numero:✓ Já foi ao Arataca, no Leblon? O primeiro restaurante de gastronomia da Amazônia no Rio, que está, desde 1955, no Jardim Botânico, agora tem outro endereço: Rua João Lira, 98.
numero:✓ Não vá achando que só pode acontecer com você ficar na merda (cruz credo!). Essa é do diário do modernista Oswald de Andrade: “Estou completamente escangalhado. Medo de morrer. Está um dia de defunto sair da cova. Quando esperas a glória, vem o oficial de justiça.”
numero:✓ Para refletir: “A vida é abrir-se uma porta que conduz a outras, e adentrar uma outra que leva a tantas outras. Não há manual a não ser correr o risco de escolher uma porta e atravessá-la. O grande problema é ficarmos indecisos e paralisados. Não deixe de atravessar portas — elas contêm riscos, mas nunca o de você desaparecer ou não se encontrar. Sempre que estivermos perdidos, é porque quisemos tornar a última porta aberta como a derradeira e final.” (Do rabino Nilton Bonder).