Depois de dois anos fechada por decisão judicial, o The Maze, um mix de casa-ateliê-bar-mirante-hosped agem, na comunidade Tavares Bastos, no Catete, vai voltar a abrir apenas com visitas guiadas, a partir de março, uma parceria com a página de turismo “O Que Fazer No Rio”.
O dono do lugar, o artista plástico britânico Bob Nadkarni, foi despejado do imóvel em outubro de 2019, depois de uma vistoria na gestão de Marcelo Crivella, em que a Defesa Civil emitiu um laudo sobre um suposto risco de desabamento, mas, depois de vários outros pedidos de vistoria, o perigo foi descartado pelas autoridades. A Prefeitura autorizou a presença de público, mas vetou eventos em geral.
Feliz da vida, agora Bob convida Eduardo Paes para ser uma espécie de padrinho da reinauguração. “Eduardo Paes representa a todos nós. Fazemos um trabalho com todo o amor e cuidado, além de todo o conselho profissional que eu tive, como o do Sérgio Bernardes (1919-2002), que me ajudou a fazer isso aqui, só porque ele era fã do filme ‘2001, uma Odisseia no Espaço’ (1968, de Stanley Kubrick), e eu fiz as naves para o longa (o nome de Bob está nos créditos). Então, convido o Paes para sentir como esse lugar vai ser um ícone para todas as gerações e mais uma atração turística na cidade.”
O “The Maze” completou 40 anos em outubro passado. Além de hospedagem e centro cultural, abrigava longas noites de jazz e comida indiana do Hoje Tem Curry, que agora funciona na Escadaria Selarón. Agora, a ideia é que o espaço seja uma espécie de museu do Bob, que tem pintado quadros para vender e ajudar a custear nossas obras de reparo para a reabertura. Compras no WhatsApp (21) 99829-2707.