A artista plástica Paula Klien faz live com os indígenas cacique Almir e sua filha, Txai Suruí (ativista que discursou na COP26), nesta quarta (09/02), às 19h, no YouTube do Mercado Bitcoin (maior corretora de criptoativos da América Latina).
O encontro é para falar sobre o projeto “NFTs de Impacto”, que convidou oito artistas plásticos — Paula Klien (que doou dois trabalhos), Denilson Baniwa, Moara Tupinambá, Walelasoepilemãn Suruí, Renata Tupinambá, Marcos Vinícius Rego Barbosa, Sallisa Rosa e Nelson Porto — para doarem seus trabalhos para um leilão com 95,5% da renda para o Projeto de Gestão e Vigilância Territorial do Povo Indígena Paiter Suruí de Rondônia, com lances que vão de R$ 100 a R$ 5 mil, até dia 25 de fevereiro.
O valor arrecadado vai para comunidade Sete de Setembro, entre os Estados de Rondônia e Mato Grosso, região ameaçada por invasões, extração ilegal de madeira e desmatamento para pastagens e agricultura. “Esse tipo de solidariedade é muito importante para o fortalecimento de uma cultura e da autonomia de um povo”, diz o cacique Almir Suruí.