Desde que os leitos para pacientes com covid foram reabertos na última semana, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, referência na doença, 60% dos 420 já estão ocupados. “Ao longo dos últimos dias, fomos ocupando conforme a necessidade, e vamos seguir nesse processo de ocupação, levando em conta o perfil epidemiológico e a demanda. Enquanto precisarmos de leitos, vamos abrindo gradativamente, até atingir a capacidade máxima”, explica Roberto Rangel, diretor do hospital.
Isso porque a unidade zerou as internações de covid em 15 de novembro do ano passado, pela primeira vez desde o início da pandemia, em março de 2020. Com a melhora do quadro epidemiológico, ele deixou de ser exclusivo para o tratamento da doença no início de outubro e, na ocasião, além de reativar leitos comuns na enfermaria e na UTI, também voltou a fazer cirurgias eletivas e consultas.
O Rio chegou a 751 pessoas internadas por covid nessa terça (18/01), nos hospitais públicos – um aumento de 19,58% em relação aos números do final da tarde da segunda (17/01). Contudo, segundo o painel da prefeitura, a taxa de ocupação nos hospitais está estável em 59%.