numero:✓ Falar mal do Queiroga é como o novo biscoito Globo: tá em todo lugar; mas o biscoito a gente ama.
numero:✓ Conhecida carioca rainha-da-vaguice no restaurante Gero, em Ipanema: “Tem foie gras vegetariano?” Que tal?
numero:✓ O segundo fim de semana do ano vai ser chuvoso. O que isso significa? Absolutamente nada ou tudo, já que depende de você.
numero:✓ Acaba de estrear, nesta sexta (07/01), o documentário “O Canto Livre de Nara Leão” no Globoplay, comemorando os 80 anos da artista, que seriam completados no dia 19. Nara Leão revolucionou a música brasileira, rompeu preconceitos, confrontou a ditadura militar, abriu caminhos para as mulheres. Tudo isso sem alterar o tom de voz, diz a apresentação.
numero:✓ 2022: o ano em que qualquer sintoma pode ser qualquer coisa.
numero:✓ Mesmo com a covid puxando o “cordão de cancelamentos” de eventos, algumas apresentações continuam de pé na programação do fim de semana. O “Claro Verão”, festival que reúne música, atrações infantis e games, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, tem shows de Evandro Mesquita (08/01) e Júlia Mestre (09/01), a partir das 19h, com entrada gratuita.
numero:✓ De José Simão: “Previsão 2022! Brasileiro fará muitas viagens. Vai tudo virar motorista de Uber!”
numero:✓ Mart’nália lança o álbum “Sou assim até mudar”, com participações de Theo Bial e Dunda de Vila Isabel, no Circo Voador, na Lapa, no sábado (08/01), às 22h. Abertura com Tom Karabachian. Informações no 2533-0354.
numero:✓ Rolando nas redes: “Na fatura de janeiro, tá dando pra ver que, em dezembro, eu achei que era o Felipe Neto deprimido indo ao shopping”. Depois de terminar o relacionamento de cinco anos, o youtuber gastou R$ 60 mil numa volta ao shopping.
numero:✓ O cantor romântico José Augusto leva a turnê “Um brinde ao amor” para o palco do Vivo Rio, no sábado (08/01), às 21h. Informações no 2272-2901.
numero:✓ Da jornalista musical Michele Miranda: “A máscara, além de proteger a gente do covid, protege também na hora da despedida de um date ruim.”
numero:✓ Do perfil “O Criador”: o cristão conservador é aquele ser capaz de acreditar em uma cobra falante, mas incapaz de acreditar em vacina.
numero:✓ Se você ainda não foi, marca uma visitinha ao Mirante da Rocinha que, desde abril, é Ponto Turístico Oficial da Cidade. Com acesso pela Estrada da Gávea, logo de cara, você encontra um bar com mesas altas e uma vista de cair durinho. Informações no 3324-0323.
numero:✓ Tem gente que não vale o “foda-se” que a gente diz.
numero:✓ Não custa relembrar: aos que amam comida árabe, o Amir, na Praça do Lido, em Copa, tem mais de 20 anos de tradição e está com um happy hour com 30% de desconto. Informações no 2275-5596.
numero:✓ Rolando nas redes: “Se você não conhece alguém que esteja com covid, você não tem amigos.”
numero:✓ David Bowie (1947-2016) completaria 75 anos este sábado (08/01). Se você é fã ou quer conhecer mais sobre a carreira do artista que revolucionou a história da música e do cinema, pode mergulhar no livro “David Bowie: Uma vida em canções”, de Rob Sheffield, fã e jornalista especializado em música, publicado pela Globo Livros. Também em formato de ebook na plataforma Skeelo.
numero:✓ Por enquanto, as visitas às exposições estão liberadas, caso de “A tensão”, do argentino Leandro Erlich. São 17 obras em grandes formatos, com barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina onde o visitante pode ficar “submerso” sem medo de se afogar, com curadoria de Marcello Dantas. No CCBB, no Centro, a partir das 9h. Informações no 3808-2020. Agendamento no Eventim.
numero:✓ O Instituto Moreira Salles, na Gávea, está em cartaz com a mostra “Espíritos sem nome”, com mais de 320 itens em homenagem à obra e vida do fotógrafo Mário Cravo Neto. Informações no 3284-7400.
numero:✓ Entre as peças que não foram canceladas com a covid, está “Um dia a menos”, texto de Clarice Lispector, direção de Leonardo Netto e encenado por Ana Beatriz Nogueira, no Teatro Petra Gold, no Leblon, sábado e domingo (08 e 09/01), às 20h.
numero:✓ “Copacabana Palace, o musical” continua no teatro do tradicional hotel carioca, reaberto depois de quase 30 anos. A história do mais famoso hotel do Brasil, pela visão da herdeira, Mariazinha Guinle. No domingo (09/01), às 19h.
numero:✓ A lista de estreias da semana nos telões cariocas inclui “King’s man: a origem”, da franquia de Matthew Vaughan; a animação “Sing 2”, com vozes de Sandy, Wanessa Camargo e Fábio Jr.; e o novo longa de Woody Allen “O festival do amor”, com Wallace Shawn, Gina Gershon e Louis Garrel. Sobre o último: rodado em San Sebastián, o 50º longa de Allen traz referências a grandes cineastas, como Godard, Truffaut, Fellini e Bergman, na comédia que segue um casal americano que viaja para a Espanha a fim de acompanhar festival de cinema da cidade e vê nascer novas paixões. Para sinopses, salas e gêneros, clique aqui.
numero:✓ Filme que deu o que falar na Netflix desde o lançamento é “A filha perdida”, da diretora e roteirista Maggie Gyllenhaal. Segundo a crítica, uma das qualidades de um bom contador de histórias é olhar para o caos da vida, da natureza humana e tirar dela uma jornada que faça sentido, e Maggie faz esse trabalho espetacularmente. O longa é inspirado no livro de Elena Ferrante.
numero:✓ Uma das séries mais queridas da Netflix está de volta este mês, “Ozark”, um drama empolgante sobre a transição de vida da família Byrde: de uma rotina bem pacata em Chicago a uma perigosa empreitada criminosa na região de Ozarks, Missouri. A série explora temas como capitalismo, dinâmica familiar e sobrevivência pelo ponto de vista desses americanos nada comuns e chega para a conclusão com sua quarta e última temporada.
numero:✓ Claro que você já viu “A Mão de Deus”. Dirigido por Paolo Sorrentino e inspirado nas experiências do cineasta na adolescência, esse filme tira a gente dessa realidade áspera. Vai com tudo.
numero:✓ No fim de semana, encontro com pessoas com as quais a gente não precisa ficar arrumando assunto.