A artista plástica Mary Dutra leva a mostra “Se foi, tempo”, no dia 12 de março, para o Espaço Cultural dos Correios, em Niterói. Mary inaugurou a exposição no ano passado, no CCC Rio, com curadoria da Tartaglia Arte (galeria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez), com instalações, objetos, vídeos, textos e telas que ficaram expostas à ação do tempo em seu ateliê, em Botafogo, por seis meses, de agosto de 2020 até fevereiro de 2021.
Para a nova exibição, ela criou também um novo projeto, o “Patronos (as)”, com intenção de conquistar apoiadores e incentivadores diretos — o investimento é de R$ 12 mil por exposição, e os patronos têm diversas, digamos, regalias. “Essa é uma abordagem diferente do modelo internacional de patronos da arte porque, no exterior, eles colaboram anualmente, e eu estou trabalhando por exposição. Os convites ainda estão abertos. Em contrapartida, eles vão ter uma visita guiada comigo à mostra, visita no meu estúdio, para que eles possam conhecer o espaço onde as obras foram criadas”, diz Mary, que também dá cursos, palestras e consultoria sobre novas mídias e modelos de negócios. A artista tem mais duas mostras confirmadas: uma para o segundo semestre deste ano e outra, para 2023, com valor de adesão de R$ 30 mil para as três individuais a quem interessar.
Sobre a nova exposição: “Depois de dois anos de pandemia, este é um ano emblemático pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi marcada por poetas e artistas homens, como todo o passado das artes. Então, fico feliz em ocupar um espaço de protagonismo, estando em quatro salas mais nobres do Espaço dos Correios. Meu desejo é que a arte consiga ser inclusiva.”
Para mais informações, @art_marydutra e www.abstratoazul.com.br