Quantas pessoas você conhece que ganharam uns quilinhos em 2021? A culpa é do leite condensado. No país do brigadeiro, o item foi o mais consumido pelos compradores dos supermercados parceiros do “Mercado Livre (ML)”, em pesquisa divulgada nesta quarta (05/01).
Durante o ano passado, o crescimento do comércio eletrônico levou o Mercado Livre a ultrapassar 66 milhões de compradores e 17 milhões de vendedores na América Latina (Brasil, Argentina, México, Colômbia, Peru e Uruguai). O relatório indicou o consumo mensal por itens; seguido do leite condensado, aparecem a cerveja e as máscaras descartáveis (N95).
“O e-commerce já entrou de vez na rotina dos brasileiros. As pessoas perceberam que não precisam sair de casa para resolver muita coisa. Observamos esse comportamento no aumento nas vendas chamadas de ocasiões, como supermercado e itens para casa, que teve 300% de crescimento, apenas na Black Friday em 2021”, diz Fernando Yunes, vice-presidente do Mercado Livre no Brasil.
Os produtos mais comprados em 2021, no Brasil, divididos por mês:
Janeiro: máscaras descartáveis 50u. | leite condensado.
Fevereiro: HD (hardware de computador) | leite condensado.
Março: oxímetro de pulso | HD.
Abril: leite condensado | cerveja.
Maio: leite condensado | bolacha de chocolate.
Junho: cerveja | máscara N95.
Julho: cerveja | detergente líquido.
Agosto: cerveja | leite condensado.
Setembro: bolacha de chocolate | MOP (produto de limpeza).
Outubro: máscara N95 | leite condensado.
Novembro: leite condensado | café moído.
Dezembro: azeite | leite condensado.
Claro que Malossol e “otras cositas más” (as legalizadas) não podem aparecer nesse tipo de lista — são pessoas que não fazem parte de estatísticas, digamos assim.