Esse prédio, na Rua Pedro Américo, n° 1, no Catete, foi o primeiro no Rio a ser construído, exclusivamente, para ser uma Delegacia de Polícia.
Chamaram, então, o arquiteto Heitor de Mello (1875-1920) para projetar o prédio. Entre suas obras, citam-se também: o Palácio Pedro Ernesto (Cinelândia), o Quartel dos Fuzileiros Navais (Ilhas das Cobras), o Hospital Central do Exército (Benfica), o Palácio da Polícia Central (Centro) e o Quartel do Quinto Batalhão de Polícia Militar, no bairro da Saúde.
A inauguração aconteceu em 1909, com a presença do Presidente Nilo Peçanha (1867-1924). Em 2015, a construção foi reinaugurada depois de um restauro minucioso que durou quase dois anos. O relógio, na fachada, com traços do estilo Francisco I, é um de seus destaques.
No interior, além de um belo vitral e escadaria, podemos ver, no hall, as diversas cores e desenhos que existiram ao longo de mais de 110 anos de história. Isso, graças a uma iniciativa louvável da equipe de restauro, que optou por expor partes das cores anteriores das paredes internas do prédio.
A IX Delegacia de Polícia do Catete é um belo e preservado exemplar da arquitetura eclética da nossa cidade. Repare nesta fachada quando passar pelo bairro.