Amigo da coluna, publicitário, MEI (Microempreendedor Individual), tirou seu alvará de funcionamento depois do dia 12 de junho e não consegue, de jeito nenhum, emitir nota fiscal no site da Prefeitura do Rio, ou seja, nas últimas duas semanas de tentativas diárias, ele não consegue receber pelos serviços prestados (como mostrado nas imagens da troca de e-mails desde o dia 22 de julho).
Segundo a troca de e-mails com a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) e a Subsecretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SUBEX), o motivo seria um problema “na migração de dados entre os sistemas”, que impede o contribuinte de cadastrar a senha digital exigida.
A coluna entrou em contato com a assessoria da SMFP, que respondeu: “O cidadão que deseja obter um Alvará deve primeiro acessar o site do Carioca Digital e seguir o roteiro informado. Somente depois da obtenção do Alvará, ele deve acessar o Nota Carioca para emissão de nota fiscal. A IplanRio, Empresa Municipal de Informática do Rio, informa que ambos os sistemas estão funcionando normalmente. O site Carioca Digital é composto por diversos sistemas que, eventualmente, podem apresentar instabilidades em momentos específicos com pico de acessos. Orientamos o usuário a fazer uma nova tentativa e, em caso de dúvidas ou dificuldades, acionar a Prefeitura pelo 1746”. Ou seja, tudo que ele já fez.