Nesta segunda (05/07), a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) devolveu a escultura de Iemanjá renovada para comemorar o aniversário de 454 anos de Sepetiba, na Zona Oeste. A escultura, que fica na praia do Recôncavo, é atração ali, numa pedra dentro d’água, seduzindo turistas e devotos da “Rainha do Mar”. Todo dia 2 de fevereiro, acontece uma grande festa.
A cerimônia de entrega teve a presença de Anna Laura Secco, secretária de Conservação; de Mãe Flávia de Oxum, responsável pelo evento “Presente de Iemanjá” e de outros representantes de religiões afro-brasileiras. Durante o evento, teve canto e dança ao som de atabaques. Para a restauração, a Gerência de Monumentos e Chafarizes chamou o artista Lucas Ururah, de 33 anos, nascido e criado em Sepetiba. Fundador do projeto “Mariscarte”, que usa as artes visuais para resgatar a memória local, Lucas tem uma ligação forte com a imagem. “Venho de uma família espírita e respeito muito Iemanjá. Além de ser minha primeira referência em escultura, é um símbolo do bairro, como se fosse o nosso Cristo Redentor”, disse.
O serviço durou 15 dias e incluiu o conserto de rachaduras, bem como o tratamento do ferro que sustenta o conjunto. Foram aplicadas novas camadas de cimento e tinta, além de terem sido produzidos moldes para confeccionar as mãos da imagem, que haviam quebrado. Durante o trabalho, teve-se que levar em conta o movimento das águas do mar, porque para chegar até a escultura é necessário aproveitar a maré alta e usar um barco. A Prefeitura também recuperou as pedras portuguesas do calçadão e do piso intertravado de blocos de concreto, além da revitalização dos brinquedos, a recuperação dos bancos, a pintura dos postes e nova iluminação. Agora, até Iemanjá está iluminada com um refletor especial!