Enquanto muitas pessoas postaram fotos de casal, flores e presentes nas suas redes sociais, outras se sentiram tristes e sozinhas, ou até decepcionadas em relação ao Dia dos Namorados.
Mais uma vez, a “síndrome da comparação” deve ter feito muitos estragos no último sábado.
Hoje em dia, a exposição das pessoas nas redes sociais estimula cada vez mais as comparações, as frustrações e decepções, com base, muitas vezes, em imagens que não retratam a vida real de quem posta. Filtros, retratos sempre felizes, bons momentos….
Ninguém fica mostrando suas brigas de casal, seus momentos de tristeza e depressão, seus defeitos… — o que transmite a falsa impressão de que o outro tem uma vida perfeita: sem problemas nem defeitos.
Como consequência, a autoestima fica abalada, as cobranças começam e os conflitos aumentam.
— Ela: “O fulano mandou um buquê de flores gigantes para a namorada, e você nem trouxe uma flor para mim!”
— Ele: “Mas eu reservei no melhor restaurante da cidade!”
— Ela: “Não importa! Você podia ter comprado flores também!”
Ou ainda…
— Ela: “Nossa! A minha amiga de infância ganhou um anel do namorado! Ele deve amá-la de verdade!”
— Ele: “Ah é?! Por que eu não te dei uma anel, eu não te amo de verdade, é isso? Já que você pensa assim, vai jantar sozinha!”
Eu sei que é difícil evitar totalmente de comparar-se aos outros. Mas meu conselho: se quiser ser feliz, é parar de tomar a vida aparente e parcial dos outros como referência para a sua.
O fulano pode ter dado um anel para a tal namorada e estar traindo-a. Isso não significa nada. Mas o ser humano é campeão em julgar e tirar conclusões sem ter todos os fatos.
O que isso tem a ver com a Comunicação Não Violenta? O conceito de não violência tem a ver com a intenção de não gerar sofrimento para si mesmo e para o outro. As comparações, geralmente, geram sofrimento e tendem a alimentar as brigas e as atitudes agressivas.
Então, para a seu bem, pare de se comparar e de acreditar que o outro tem uma vida perfeita; só não tem problemas quem não conta. E só não tem defeitos quem não mostra.
Boa semana, com muita saúde e muito amor!