Algumas ações no Rio pretendem chamar atenção para o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste sábado (05/06). Voluntários do AquaRio vão fazer plantio na Lagoa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, neste sábado (05/06), a partir das 9h. Mais ou menos 50 pessoas, a maioria de sócios do AquaRio, vão plantar 60 mudas de mangue-vermelho, árvore típica do local, considerada símbolo. O biólogo Mario Moscatelli (colaborador da coluna, conhecedor e “restaurador” do local há 30 anos) e o Instituto Manguezal são parceiros também. Essa ação faz parte da campanha “Agir para conservar”, que tenta conscientizar os frequentadores de parques e afins a utilizá-los com responsabilidade e cuidado. O biólogo marinho Rafael Franco, do AquaRio, também participa. O ponto de encontro é no Parque dos Pedalinhos.
O programa “Recicla Orla”, criado pela Orla Rio, em parceria com a startup de sustentabilidade Polen, vai ampliar a instalação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (PEVs) para todos os quiosques da Zona Sul. O primeiro passo vai ser a instalação do primeiro ponto de coleta em Copacabana, nesta sexta (04/06), numa ação de troca de resíduos por dinheiro – a cada quilo de material reciclável, serão pagos R$ 5 (com limite de 10 quilos por CPF), das 9h às 16h, no quiosque Botequim Carioca. “O ato é uma ação simbólica para mostrar o quanto a nossa economia deixa de circular quando não é dado o devido tratamento aos resíduos que geramos. O lixo gerado nas praias e orlas é extremamente perigoso já que a maior parte acaba indo para os oceanos, prejudicando não só a biodiversidade marítima como também a nós, que dependemos dela”, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio. Atualmente, existem 24 pontos de entrega nos quiosques das praias de Ipanema e Leblon, nos quais já foram coletadas mais de 150 toneladas de resíduos sólidos.
O Bondinho do Pão de Açúcar preparou uma série de quatro vídeos para ações sustentáveis que podem ser colocadas em prática, publicados até o dia 8 de junho, nas redes sociais do parque.
O Museu Histórico da Cidade do Rio (MHCRJ), na Gávea (Estrada Santa Marinha, s/n), vai oferecer atividades para reforçar a importância de ações sobre a sustentabilidade, no sábado (05/06), das 10h às 14h.
O Galpão das Artes Urbanas da Comlurb vai fazer duas exposições: “Vida e Arte aos Resíduos”, no Parque Natural Municipal Dois Irmãos — Dois Cariocas, no Leblon, com inauguração no sábado (05/06), presencial; e a segunda, “Nós Somos o Meio Ambiente,#oviadutodobem”, com obras de garis artistas que trabalham com resíduos de modo criativo, na Galeria 2 do Galpão, na Gávea, apenas nas redes sociais da Comlurb.
No mais, fica por sua conta, pensando no assunto em qualquer lugar onde estiver.