Está causando revolta nas redes um comunicado da Farm, loja onde Kathlen Romeu trabalhava, a jovem de 24 anos, grávida de 14 semanas, que morreu depois de ser baleada numa favela no Complexo do Lins. No texto, a marca oferece apoio e suporte à família, um gesto de solidariedade, que, ótimo, mas com um detalhe. “Ainda não temos a data e o horário do enterro e nos comprometemos a divulgá-los interna e externamente para todos que queiram e possam acompanhar. Nosso time e colegas de loja de Kathlen estão montando uma homenagem a ela, nesta quarta (09/06), na fachada da nossa loja de Ipanema, onde Kath trabalhava. Também estamos disponibilizando suporte psicológico e emocional a todos os que necessitem através do nosso programa Gente & Gestão. A partir de hoje, toda a venda feita no código de ‘Kathlen E957’ terá sua comissão revertida em apoio para sua família.”
A medir pela maioria dos comentários, muitos estão interpretando como marketing sobre a tragédia. Aqui, alguns: “Não vejo motivo para vocês seguirem com essa ideia estapafúrdia de lucrar com a morte dela. Vocês tiveram lucro milionário em 2020, podem perfeitamente ajudar a família no que precisar sem lucrar com isso”; “Isso está parecendo se aproveitar de um momento terrível como esse para lucrar. O real interesse em ajudar é se doar por inteiro. Doa tudo, não migalhas!”; “Comissão? Isso só pode ser brincadeira. No final ainda lucra com a imagem da vítima”; “Quanta falta de respeito! Código? Não precisa de cupom nenhum! Vocês têm dinheiro suficiente para poder ajudar a família! Não use o nome dos outros para ganhar dinheiro em cima de uma situação terrível como essa”, e assim vai.
Ainda no fim, a empresa diz que “nada que fizermos poderá trazer Kath de volta, mas nos comprometemos a acelerar ainda mais nossos processos de inclusão e equidade racial para transformar as cruéis estatísticas que levam vidas jovens negras como a de Kath a cada 23 minutos no nosso País. As vidas de Kath e seu bebê importam”. Isso, depois de um belo gesto: na manhã desta segunda (09/06), a loja de Ipanema permaneceu fechada.