Além dos barraqueiros de pontos fixos e ambulantes da orla do Rio, os ajudantes — que levam barracas, cadeiras, bebidas e quebram aquele galho nas areias — também vão receber uma parcela extra do Auxílio Carioca, no valor de R$ 500, em anúncio feito por Pedro Paulo, secretário da Fazenda, nesta terça (13/04), em reunião com comerciantes da orla, na Câmara de Vereadores.
Segundo a prefeitura, são 2.200 comerciantes cadastrados que vão receber a quantia. “Foi muito importante receber essas pessoas que fazem parte da essência da cidade no momento em que mais precisam”, disse o vereador Carlo Caiado, presidente da Câmara, lembrando a doação de R$ 60 milhões pelo Legislativo.
Pedro Paulo também prometeu estudar a suspensão temporária da cobrança da Taxa de Uso de Área Pública (Tuap) e formas de regularizar o cadastro, já que mais ou menos metade deles ainda não teria recebido o auxílio pelos atrasos nos pagamentos das taxas de anos anteriores.
Quitéria Fernandes, diretora do sindicato que representa os barraqueiros, que trabalha na praia da Barra há 34 anos, disse: “Não resolve, mas, quando você não tem nada, é uma ajuda importante para colocar o pão na mesa.”