(Atualizada às 21h)
O biólogo Mario Moscatelli volta a denunciar, nesta quarta (17/02), o vazamento de esgoto no canal da Estação Elevatória do Jockey e da General Garzon, indo em direção à Lagoa. Isso, um mês depois do vazamento no mesmo local, em que a Cedae disse à coluna que o reparo tinha sido concluído.
A coluna entrou em novo contato com a estatal, que respondeu: “A Cedae iniciou, nesta quarta (17/02), o serviço de substituição de um trecho da linha de recalque para dar maior segurança ao sistema. A conclusão da obra está prevista para esta quinta (18/02). Cabe informar que a água difusa (resíduo e deságue dos rios) está sendo drenada gradativamente para o sistema de contingência de captação em tempo seco, tendo como destinação final o emissário submarino”.
Segundo Mario, “é tudo igual há 30 anos. O canal do Jockey recebe esgoto de uma elevatória que pifou, joga no canal da General Garzon e vai para a Lagoa. É uma vergonha e os delinquentes ambientais continuam soltos e nada acontece. Ou, se acontece, não é suficiente para intimidar os culpados. Nessa situação, aplicar multa não adianta, porque a empresa envolvida nessa situação tem muito dinheiro. Precisamos saber quem é o engenheiro, o diretor responsável pelo sistema de saneamento dessa região e levar esse cara para a delegacia, na pessoa física, porque na jurídica não adianta. Quando morrer peixe da Lagoa, vão colocar a culpa em quem? Na alta do Bitcoim? Essa turma não tem medo de degradar”, diz Mario, que já mandou vídeos aos secretários estadual (Thiago Pampolha) e municipal (Eduardo Cavaliere) do meio ambiente.