O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado dia 11 de fevereiro, uma iniciativa da UNESCO e da ONU, em 2015. Todavia, a igualdade de direitos ainda é uma utopia: de acordo com dados da própria Unesco, atualmente, somente 28% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres.
Para aumentar essa porcentagem, Ana Beatriz Pimenta, de 17 anos, aluna da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, tem feito sucesso com seu projeto do Medidor de Temperatura via wi-fi. O dispositivo, que é capaz de identificar se uma pessoa está com febre em tempo real, foi o vencedor da última “Fecti, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio”.
Agora, o projeto do dispositivo criado por Ana Beatriz, Millena Santos e Ana Clara Antunes, sob a orientação do professor Altair dos Santos, foi selecionado para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia de Criatividade e Inovação (Febrace), da USP, a maior feira do País, em março. Principamente depois da Covid-19, saber da febre de cada um é assunto de toda importância na vida.
Por Acyr Méra Júnior